ESTREIA


As estreias no nosso blog ainda não terminaram, por isso hoje damos a conhecer a todos os visitantes mais uma rubrica “Cantinho do Idoso”. Esta rubrica é muito especial e importante pois, tal como o nome indica, será como um espaço inteiramente dedicado ao idoso, encontrando-se nela muitas informações relativas a estes grandes seres humanos. Neste espaço, falaremos de vários assuntos como, por exemplo, a posição do idoso na sociedade e os problemas e dificuldades pelos quais passam durante o envelhecimento. Actualmente, o idoso, muitas vezes, não é visto como um ser de sabedoria, um contador de histórias, mas sim como um “velho" inútil, que dá trabalho e que está apenas à espera da morte. Assim, o grande objectivo desta rubrica é mostrar à sociedade que o envelhecimento não deve ser encarado como decadência ou peso social, mas sim como um processo natural, universal e irreversível. É necessário lutar contra o preconceito, a discriminação e o isolamento da sociedade para com o idoso, dando-lhe o direito de viver em sociedade e mostrando-lhe que apesar da doença e da morte estar patente no seu futuro, a qualidade de vida pode intensificar o seu presente. A sociedade deve passar de um meio que desvaloriza o idoso a um palco onde este possa transmitir a sua sabedoria e caminhada existencial!

TEMA: Violência sobre o Idoso

Estudos recentes revelam que o fenómeno da violência contra as pessoas idosas está a aumentar em Portugal. Num primeiro plano, esta problemática relaciona-se com a condição do idoso na sociedade actual. Nas sociedades contemporâneas há uma certa desvalorização da experiência e sabedoria dos mais velhos como reflexo de uma crescente perda da tradição e dos valores morais.
O estatuto social do idoso está fragilizado e os estigmas sobre a velhice ameaçam transformar o idoso num ser descartável. O próprio idoso, por pressão do estigma, sente-se muitas vezes ultrapassado, acha que já teve a sua época e que agora não serve para mais nada. A negação social do direito à existência é uma das mais graves formas de violência e é perpetrada pelo próprio idoso em relação a si mesmo e pela sociedade.
Quando se fala em violência contra o idoso muitas pessoas pensam logo em espancamentos, torturas, privações e aprisionamento (que infelizmente são comuns), mas para além destas existem muitas outras situações de violência que são complexas, de difícil diagnóstico e prevenção.
Os agressores mais frequentes dos idosos são os seus cuidadores, muitas vezes, familiares próximos. Na grande maioria dos casos o agressor é o companheiro(a) ou os seus próprios filhos.
Com esta informação, podemos concluir que é necessário e urgente mudar rapidamente mentalidades e recuperar o respeito pelo saber de experiência feito.

2 comentários:

Anónimo

As pessoas jovens deveriam ter respeito por as pessoas idosas, pois um dia todos (os que chegarem lá) também iram ser idosos e depois nimguem terá respeito por essas!!!
Parabens pelo blog :)

Anónimo

Bom trabalho! Escolheram um óptimo tema. A velhice não é encarada da melhor maneira pela nossa sociedade. Agradeço em nome de todos os velhinhos a vossa sensibilidade. Um dia serei eu um deles, um dia serão vós... Se tivermos a sorte de lá chegar agradeceremos que nos olhem com admiração e respeito, que é aquilo que neste momento estão a fazer. Continuem assim. Sou uma admiradora do vosso trabalho.

Enviar um comentário