No final desta caminhada, podemos concluir que todo este projecto, em que trabalhámos afincadamente ao longo do ano lectivo, se revelou muito especial e gratificante. Todos os dias em que dedicámos um pouco do nosso tempo a apoiar e a lutar contra a discriminação exercida sobre o idoso, foram absolutamente inesquecíveis e todos eles nos deixaram uma "marca", um ensiamento ou um valor que permanecerá em nós por todas as nossas vidas.
Nunca esqueceremos os instantes em que "Juntos de Mãos Dadas", nos reunimos para pormos em prática as ideias que detínhamos para o nosso trabalho, o que além de contribuir para o seu êxito, fortaleceu a união e a amizade que reina no grupo, e os momentos em que tentámos mostrar à sociedade que os "velhinhos" do nosso tempo, tal como qualquer outro ser humano, merecem ser valorizados e respeitados. Os idosos sao pessoas que já viveram vários anos, que passaram por bons momentos, mas que também ultrapassaram diversas adversidades que cruzaram as suas caminhadas existenciais. Acima de tudo, são valiosos contadores de histórias, nobres conselheiros e eternos sábios, com os quais os mais jovens apenas têm a aprender, crescendo no sentido de se tornarem, um dia mais tarde, grandes cidadãos.
Serão ainda memoráveis, todos os instantes em que no lar onde realizámos acções de voluntariado, um idoso ao nos ver, esboçou um sorriso tão grande e verdadeiro que logo nos encheu de orgulho e felicidade e as ocasioes em que tivemos a oportunidade de conversar com os idosos, ouvindo-os e dando-lhes também uma palavra amiga.
Emfim, todas as situações que passámos ao lado dos idosos e que despertaram em nós, sentimentos, emoções e reflexões que nem temos palavras para explicar.
Por todos estes benefícios que este projecto nos trouxe, resta-nos apenas agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram connosco, ajudando-nos a atingir o maior sucesso possível. Orgulhámo-nos, não só, por termos levado a avante todo este trabalho em prol do bem-estar do idoso, mas também por termos percebido que ainda existem pessoas solidárias dispostas a ajudar quem mais precisa!

0 comentários:

Enviar um comentário