Reflexão do mês de Dezembro



O primeiro período chegou ao fim, mas apesar do seu término ainda houve tempo para elaborar uma reflexão sobre o mês de Dezembro, já que apesar de curto a nível escolar, este tenha sido talvez o mais importante e gratificante mês desta primeira etapa do nosso trabalho.
No decorrer deste mês depois de uma organização e discussão de ideias feitas pelo grupo quanto ao que íamos fazer no lar e ainda a colaboração com os responsáveis e residentes do lar na preparação da festa de Natal, executámos os últimos preparativos para a grande festa assim como as últimas acções de voluntariado do ano.
Quanto às acções de voluntariado, à medida que as vamos realizando, sentimos cada vez mais uma enorme alegria, gratificação e orgulho por este gesto, que embora simples, rouba um sorriso e uma palavra de afecto aos nossos amigos idosos.
Sempre que nos deslocámos ao Lar, somos recebidos com um imenso carinho e boa-disposição. Eles conversam connosco, fazem-nos rir, contam histórias da sua longa vida e tudo isto nos faz sentir úteis e acima de tudo perceber que um idoso é um ser com grande valor com o qual podemos aprender.
Em relação à festa de Natal que se realizou, já no decorrer das férias, na tarde de 21 de Dezembro, podemos dizer que foi com grande gosto que ajudámos e participámos nesta festa. Ainda que com grande pena, não pudéssemos estar tão presentes nestas últimas semanas como desejávamos, conseguimos ajudar a construir este momento de animação no Lar, visto que participámos em alguns ensaios para a peça de teatro, um dos elementos do grupo foi o narrador da peça, o Pai Natal de serviço e conseguimos ainda inserir um grupo coral onde participaram colegas da nossa turma que muito prestáveis se ofereceram para ajudar, entre outros contributos que demos.
A festa de Natal foi um sucesso, divertimo-nos imenso ao ver o talento teatral que os idosos apresentam, e isso foi para nós uma enorme e excelente compensação pela dedicação e esforço que prestámos.
Ao fim deste mês natalício, inspirador de bondade, caridade e generosidade, sentimos que cada um de nós deu um pouco daquilo que o Natal desperta, mas que não deve ser apenas dado nesta altura do ano mas sim no ano inteiro.
Fica aqui a promessa que no ano que se avizinha, nos dois períodos que faltam para concluir o nosso projecto, continuaremos a dar o melhor de nós neste trabalho, tornando os presentes dias dos idosos mais alegres e coloridos.

0 comentários:

Enviar um comentário