Dia 26 de Janeiro de 2010

Depois de uma pausa nas acções de voluntariado, em pleno mês de Janeiro, numa manhã fria de inverno, voltamos ao Lar onde habitualmente visitamos os nossos amigos idosos.
Apesar de ter sido uma curta visita, não deixou de ser como sempre um momento de convivência e acima de tudo de grande gratificação e alegria.
Logo à chegada fomos recebidos pelo Sr. J. ( avô de um dos elementos do grupo), que logo que nos viu, esboçou um sorriso tão grande e verdadeiro, que só nesse instante nos encheu de carinho e boa disposição.
Este Sr. que tinha saído do Lar para deambular pelas redondezas, quando nos viu, mudou de ideias e voltou connosco para a sua casa onde tão bem habita. Também um Sr. que se encontrava à porta do Lar, recebeu-nos com um "Bom Dia" tão emocionante, que logo tornou o nosso dia melhor, abalando-nos com toda a energia daquele desejo.
Tivemos também a oportunidade de nos deslocarmos para a sala de convívio do Lar, onde estavam vários idosos. Esta sala estava agora mais preenchida e até enriquecedora, uma vez que detinha um plasma oferecido ao Lar, permitindo uma maior visualização dos programas de televisão por parte dos residentes do Lar.
Assim alguns assistiam tranquilamente televisão, mostrando uma enorme atenção e curiosidade pelo que viam, chegando-nos a perguntar de que se tratava o assunto exposto no programa que estava a ser visto. Outros realizavam alguns passatempos como, por exemplo, palavras cruzadas, uma senhora fazia um lindo tricôt e outros conversavam, apenas.
Como sempre, todos eles foram muito simpáticos connosco, permitindo que todos os elementos do grupo conversassem com eles. Falamos com uma senhora que nos referiu o tempo que residia no lar, os problemas de saúde que detinha e ainda as memórias de um passado juvenil, mas de intenso trabalho, dizendo-nos mesmo, que actualmente não suportava a chuva que muitas vezes se fazia sentir, mas que em jovem muitas vezes se tinha molhado por causa das fortes chuvas que suportou. Disse mesmo, que hoje, estava quente, mas que em outros tempos remotos e mortos essa não era a verdadeira realidade. Este relato fez-nos valorizar o que temos, pois nenhum de nós suporta a chuva ou o frio, podendo usufruir da juventude em pleno.
Com todas estas situações e momentos calorosos, completámos mais uma acção de voluntariado que transformou nos nossos corações, o dia frio de Inverno num dia quente de Verão.

0 comentários:

Enviar um comentário